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Sprites e Layouts

Trocando os sprites: Imagem única

 

Nosso quadrado vermelho vai tomar a forma de um encanador italiano agora, para isso devemos alterar seus sprites.

Caso não consiga ver corretamente, dê zoom segurando a tecla Crtl + Roda do mouse.

Rode seu jogo e vera que temos nosso personagem, porém mesmo mexendo ou pulando ele perece parado, vamos criar uma animação para podermos criar a impressão de movimento no nosso personagem.

Trocando os sprites: faixa de sprites

Se você rodar o jogo agora verá que a animação não está funcionando, isso por que não associamos ela ao teclado ainda, vamos fazer isso então!

Associando animações aos eventos do teclado

Nossa animação para a direita está feita, para a animação para a esquerda não precisamos fazer tudo novamente.

Movendo para os lados corretamente

Rode seu jogo. Agora seu personagem se move para direita e esquerda, mas não volta a olhar para a direita. Isso acontece por que não estamos desespelhando nosso personagem, para fazer isso você deve:

  1. Adicionar uma nova ação a condição “Right arrow is down”.

  2. Selecione “Sprite” como ação “Set mirrored” novamente;

  3. Desta vez selecione “Not mirrored” no “State”

  4. No final seu projeto deverá estar assim:

Rode seu jogo. Agora você se move para ambos os lados de maneira correta, porém, quando ele começa a se mover, não fica “parado” novamente, vamos corrigir isso.

Configurando animação para quando o personagem está parado

  1. Crie um evento;

  2. Selecione “Sprite” depois a condição “Platform On stopped”

  3. Adicione uma ação ao evento.

  4. Selecione “Sprite”, escolha o evento “Set animation” e escreva “mario_parado”

  5. No final seu programa deverá estar assim:

Rode seu programa e agora seu personagem se move e para corretamente.

Tela de Game Over

Vamos agora criar nossa tela de game over, para fazer isso, vamos primeiro criar um layout.

  1. Na janela “Projects”, clique com o lado direito do mouse na pasta “Layouts” e escolha a opção “Add layout”

  2. Uma tela como a seguir abrirá

As opções são:

Add event sheet: Cria uma folha de eventos separada, nela você pode adicionar eventos que só funcionarão nessa nova tela.

 

Don’t add event sheet: Cria a tela mas sem event sheet

 

Cancel: cancela a criação de um novo layout (tela)

 

Para este exercício vamos usar a segunda opção “Don’t add event sheet”.

   3. Uma nova tela foi criada, ela deve estar em branco.

   4. Crie um objeto do tipo “TiledBackground” e pinte-o de preto;

   5. Você pode ver que na sua tela existe um tracejado, ele indica o tamanho da tela, redimensione o “TiledBackground” até cobrir essa área tracejada

   6. Adicione um objeto “Text”

   7. No painel de propriedades você pode alterar o texto, fonte, cor, etc. Escreva em branco “GAME OVER” sem aspas e centralize a mensagem tanto dentro da caixa de texto quando dentro da parte preta.

   8. No Layout 1 adicione um novo comportamento ao seu personagem, o “Destroy outside layout”, esse comportamento realmente “mata” o personagem caso ele saia da tela.

   9. Vá em “Event sheet”

   10. Escolha “Sprite” e escolha a condição “On destroyed”

   11. Adicione uma ação a recém-criada condição.

   12. Selecione “System” e escolha a ação “Go to layout”

   13. Selecione o “layout 2” e clique em “Done”

   14. Seu evento deverá estar assim:

   15. Para funcionar, você que apagar o evento “Is outside layout” criado na última aula

   16. Para apagar selecione o evento todo e clique em “Delete” ou com o lado direito do mouse e selecione a opção “Delete”

Exercício Individual 1:

  1. Adicione a animação de pulo

  2. Associe a animação ao pulo

  3. Associe o som do pulo ao pulo

Exercício individual 2:

  1. Importar as musicas de “morte” e “game over” da pasta de assets

  2. Quando o Mario morrer a música tema deverá parar;

  3. A música de morte deverá tocar;

  4. Esperar 3 segundos no layout 1

  5. Ir para o layout 2

  6. Tocar a música de game over