Cenário e Organização de projeto

 

É muito importante mantermos nosso projeto limpo e organizado, isso quer dizer que devemos observar e remover arquivos desnecessários caso existam e nomear os arquivos de maneira inteligível (compreensível).

Na aula de hoje vamos aprender isso, pode parecer bobo ou sem importância, mas acredite, isso faz uma diferença gigantesca conforme seu projeto cresce.

Nomeando os arquivos de maneira clara

 

Seus arquivos devem estar com seus nomes padrões, sendo impossível saber do que cada um se trata.

 

Renomeie os arquivos da mesma forma que é pode ser visto na imagem abaixo, se algum dos arquivos não existir, tudo bem, apenas ignore-o. Para renomear os arquivos clique com o lado direito do mouse e escolha a opção “Rename” ou pressione F2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aposto que mesmo não tendo um passo a passo falando qual objeto é qual, você sabe, ou pelo faz uma ideia apenas pelos nomes não é mesmo? Justamente essa é a importância da nomeação inteligente dos arquivos de um projeto.

Separando seus objetos em Layers

 

Objetos na mesma camada interagem entre si, isso pode ser uma coisa boa ou ruim. É uma boa prática separar nossos objetos que têm funções parecidas em camadas.

 

Adicione novas camadas e renomeie as que existiam para ficarem como mostrado abaixo.

 

 

Cada camada (layer) vai “guardar” um tipo objeto:

 

Interface: Guarda os elementos que informam o jogador de algo, Ex.: contador de vida.

Entidades: Guarda nosso jogador, seus inimigos e outros objetos que interagem com eles.

Plataformas: Guarda as plataformas.

Fundo: Guarda os cenários.

 

Cada camada tem um número ao final da linha, este número representa a “profundidade”, quanto menor o número, mas embaixo a camada está.

Atividade 1:

  • Clique em cada objeto e coloque-o em sua respectiva camada.

Obs.: Mude a transparência da camada no painel de propriedades para que os objetos nas camadas abaixo possam ser vistos.

 

Organizando o código

 

Nosso código pode ser separado em grupos, assim, nosso programa fica mais organizando e podemos encontrar as coisas que precisamos mais rapidamente.

 

Para criar um grupo clique com o lado direito do mouse em uma área vazia da folha de eventos e selecione a opção Add group.

 

 

Na nova janela que será aberta você poderá dar nome a esse grupo e uma descrição. Coloque o nome de “Jogador”.

 

Mova todas os eventos que iniciam com o nosso jogador para este grupo, da mesma forma que pode ser visto abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 2:

  • Crie um grupo chamado “Inimigos” e mova todos os eventos de inimigos para lá.

  • Crie um grupo chamado “Sistema” e mova todos os eventos do sistema para lá.

  • Crie um grupo chamado “Movimento” e mova todos os eventos do teclado para lá.

 

Agora que nosso projeto está organizado, vamos colocar o fundo no nosso jogo!

Adicionando Cenários

 

No lout_1-1 adicione um novo objeto do tipo “TiledBackground”.

 

Clique no ícone de pasta para escolher uma imagem que será o fundo.

 

Navegue até a pasta assets > sprites e selecione a imagem “super_mario_bros_world1-1.png”. Um aviso informando que a imagem é muito grande aparecerá, ignore-o e feche a janela.

 

Na aba View altere o grid para 8 x 8, dessa forma nosso cenário se encaixará melhor.

Renomeie o objeto para “cenário” e mude-o para a layer “Fundo”.

 

Altere a propriedade “Size” para 3392 x 224.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No lout_1-1, altere a propriedade Layout Size para os mesmos valores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posicione e ajuste o tamanho das plataformas para que fiquem alinhadas ao cenário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Selecione a layer “Plataformas” e altere a propriedade “Initial visibility” para “Invisible” para que essas plataformas não apareçam no jogo, mas, ainda assim, funcionem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reposicione o Mario e o goomba e deixe-os com o tamanho de 16 x 16.

 

Rode o jogo e verá que a tela está desagradável aos olhos, está pequena e mal posicionada.

Alterando tamanho da tela

 

Na barra de propriedades do lout_1-1 clique em “View”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na propriedade “Window Size” altere os valores para 255 de largura e 224 de altura.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rode o jogo e verá que agora está na proporção correta.

Atividade 3:

 

Sua vez! Sinta-se livre para fazer as melhorias que desejar no jogo, velocidade do personagem e inimigos, adição de plataformas ou passar de fase, tudo é válido. Com as melhorias feitas apresente-as ao seu professor e mostre aquilo que você sabe!