Introdução e Fundamentos

Neste módulo você irá aprender a criar um jogo simples, com uma ferramenta gratuita que você pode usar em casa, seu nome é Construct e usaremos a versão 2. Menos conversa e mais ação!

Download e Instalação do Construct 2

 

Link para o download do Construct 2: https://www.scirra.com/construct2

Clique em download para baixar.

A instalação é muito simples, apenas clique em next em todas as telas.

Fundamentos

 

Vá em File  ->  New, ou use o atalho Ctrl+n para criar um novo projeto.

Uma tela como à seguir abrirá, nela temos vários modelos pré-definidos que podemos usar, mas neste curso vamos usar apenas o New empty Project. Selecione ele e clique em Open.

Estruturas de pastas

 

Para melhor organizar o projeto, o Construct já cria algumas pastas padrão.

New Project: É a pasta que guarda todas as outras, você pode renomear com o botão direito e escolher a opção Rename.

Layouts: Pasta onde ficam as telas do nosso jogo

Event sheets: Pasta onde fica a folha de eventos (explicado mais a frente) das nossas telas

Object types: Pasta para guardar os objetos que criamos (explicado mais a frete)

Families: Pasta para guardar grupos de objetos (explicado mais à frente no curso)

Sounds: Pasta para guardar os efeitos sonoros do nosso jogo

Music: Pasta para guardar as músicas do nosso jogo

Files: Pasta para guardar arquivos que não se encaixam em nenhuma das classificações acima, como nossos ícones por exemplo.

Abas

 

Toda vez que você cria ou clica duas vezes em um layout ou event sheet, uma nova aba é aberta para você editar aquele documento.

Propriedades

Todo elemento possui propriedades que você pode ver e modificar neste painel.

Propriedades pode ser tamanho, cor, tipo de comportamento e muitas outras coisas.

 

O restante da interface veremos conforme as aulas forem seguindo.

Primeiros passos

 

Nosso objetivo é criar um jogo de plataforma, semelhante ao Super Mario Bros. Inicialmente vamos aprender a criar as plataformas.

Plataformas

Clique com o lado direito do mouse na folha em branco e escolha Insert new object

Uma nova janela se abrirá, nela temos todos os objetos que podemos usar no nosso jogo. Você pode pesquisar na caixa de buscar ou navegar pelo painel até a opção Tiled Background.

Selecione ela, se quiser, pode colocar um nome para esse elemento no campo "Name when inserted", isso não é obrigatório, se quiser clique apenas em Insert e seu ponteiro do mouse vai virar uma cruz, isso significa que você dele clicar para definir onde seu objeto irá ficar. Ao fazer isso, as seguintes telas aparecerão:

A janela que tem um quadrado desenhado é para você desenhar ou inserir uma imagem, hoje vamos desenhar, mas antes disso vamos ajustar o tamanho.

Clique na ferramenta resize

E troque ambos os valores para 32

Isso serve para deixar tudo alinhado mais tarde... Clique em OK. Agora vamos pintar nosso quadrado.

Escolha uma cor verde e clique no quadrado, o resultado deverá ser semelhante a esse:

Agora escolha o preta, selecione a ferramenta rectangle e desenhe duas linhas pretas no topo do quadrado

Feito isso feche a janela, o resultado deve ter sido esse:

Abra a aba View e marque a opção Snap to grid, agora nossos objetos se encaixarão sem problemas.

Redimensione o objeto para ficar da seguinte maneira

Insira um novo objeto, do tipo Sprite, ele será o personagem. Pinte-o de vermelho

Sua tela deverá estar assim

Vamos ver como nosso projeto está ficando, clique F5 ou no ícone de play que está na barra superior para rodar o jogo.

Não aconteceu nada? Tudo bem, isso é normal, para que o jogo funcione precisamos adicionar comportamentos aos nossos objetos

Adicionando comportamentos

 

Clique no personagem e no painel de propriedades clique em Behaviors (comportamentos)

Clique no mais para adicionar um novo comportamento

Na nova janela que se abrirá podemos ver vários tipos de comportamentos, todo objeto que está no seu jogo precisa ter um comportamento, caso contrário será tratado apenas como uma imagem de fundo.

Procure com o auxílio da caixa de busca o elemento Platform, ou apenas role pela página atrás dele e clique em Add.

Agora seu Sprite (personagem) tem o comportamento dos jogos de plataforma

Feche a janela e rode o jogo novamente. Se o seu quadrado vermelho está caindo está tudo certo! Isso indica que seu personagem agora tem peso! Para que nosso personagem fique na plataforma verde, selecione ela e adicione o comportamento Solid, no fim, seu resultado será:

Rode o jogo novamente. Agora com as setas podemos mover nosso jogador, bem melhor não é mesmo? Agora vamos melhorar algumas coisas.

Câmera acompanhando o personagem

 

Para adicionar este efeito selecione o seu personagem e adicione o comportamento ScrollTo a ele.

Da próxima vez que rodar o jogo, você verá que agora a câmera segue nosso personagem.

Eventos - Respaw

 

Quando nosso personagem sai da tela, não volta, para corrigir isso vamos adicionar um sistema simples de respaw.

 

Vá na aba Event sheet 1, em português seria folha de eventos, é onde adicionamos a programação ao nosso jogo.

 

Clique em Add event

Uma janela como a que esta abaixo será aberta. Nela temos que escolher qual objeto irá disparar o evento. Queremos que o respaw aconteça quando nosso personagem sair do cenário, então ele que vai disparar o evento. Selecione Sprite e clique em Next.

Na próxima janela estão listados todos os eventos que disparam ações, busque ou role até "Is outside layout" (a tradução seria, está fora do layout) e clique em Done.

Agora iremos adicionar uma ação, ou seja, aquilo que acontecerá quando o evento for disparado. Clique em Add action.

Escolha qual objeto irá realizar a ação, no nosso caso, o próprio Sprite que fará isso, então o selecione e clique em Next.

Nessa nova janela teremos todas as ações que nosso objeto pode realizar, eles são diferentes dos eventos, lembre-se disso! Buque na caixa ou role a página até encontrar "Set position" e clique em Next.

Mais uma janela será aberta, nela, temos que colocar a posição onde queremos que nosso personagem apareça, como exemplo, você pode preencher como está abaixo.

Você também pode ir no seu personagem e ver qual a posição dele e copiar os valores.

Rode o jogo. Agora quando seu personagem sai da tela ele “renasce”.

Adicionando músicas

 

Vamos adicionar uma música ao nosso projeto, para isso temos que importa-las primeiro. Clique com o lado direito do mouse em Music e selecione a opção Import music

Te demos uma pasta com alguns arquivos que serão úteis neste módulo, vá até ela e navegue até assets/musicas, lá selecione a musica e clique em abrir.

Essa é a tela de importação de áudios, clique em Import.

Uma nova janela será aberta, se algum erro acontecer será mostrado aqui. Se estiver tudo certo clique em OK.

Agora adicione um novo objeto ao seu projeto, dessa vez um Audio.

Em Event sheet adicione um novo evento. Escolha System como origem do evento e selecione "On loader layout complete" como gatilho do evento (On loader layout complete seria algo como "quando a tela carregar").

Adicione uma nova ação, escolha Audio como origem da ação e Play como a ação propriamente dita. Uma nova janela será aberta, nela você pode escolher e configurar o áudio.

Audio file: Mostra seus áudios disponíveis e é onde você o seleciona também;

Loop: define se o áudio será tocado só uma vez ou em loop;

Volume: Define o volume em que o áudio será tocado

Tag: é um campo opcional, serve para dar um nome único a essa música (será útil no futuro).

 

Preencha os campos conforme mostrado acima e clique em Done. Seu resultado deverá ser como esse:

Rode o jogo. Agora temos nossa música!