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Estruturas de Repetição

Você já deve ter tido que fazer tarefas repetidas e sabe que isso é bem chato. Na programação existem estruturas que fazem isso por você, só por essa frase você já deve ter notado que elas são bem úteis.

Hoje veremos como funcionam as estruturas de repetição FOR e WHILE.

Se você fez o exercício 1 PARABÉNS, venceu o desafio mais difícil dessa matéria. Você já é um vencedor!

Semana que vem veremos nosso penúltimo assunto dessa matéria: Funções e Procedimentos.

Momento do Exercício

Na caixinha vista na imagem acima colocamos uma comparação (usando nossos velhos amigos operadores relacionais) e ENQUANTO o retorno for verdadeiro aquilo que está dentro do bloco verde será executado.

 

Com isso podemos criar loops infinitos que fazem coisas para sempre. Mas cuidado que um uso errado pois isso na programação pode travar seu código!

 

Agora vamos exercitar! 

Em português "ENQUANTO", essa estrutura é a mais fácil de todas.

WHILE

Depois da prática anterior vamos relaxar com essa, em simples e rápida

  1. Para resolver essa prática você só poderá usar:

  • Daylight Sensor

  • Redstone

  1. Na segunda sala construa uma lógica que ENQUANTO for dia, uma porta ficará aberta para o próximo andar.

FOR

Em português "PARA", é a estrutura de repetição mais comum na programação. Não iremos nos aprofundar no funcionamento, mas o conceito é bem simples.

  • Você tem dois pontos, um de início da contagem e um onde a contagem deve terminar.

  • A cada voltar do contador ele soma 1 ao início até chegar ao número onde a contagem deve parar.

  • E em cada volta o código é executado.

  1. Esse exercício é um pouquinho mais difícil e vai exigir uma boa lógica de você, para te ajudar vou te falar quantos itens você vai precisar para resolver ele.

    • 1 Botão

    • Redstone

    • 6 Redstone Repeaters

    • 1 Redstone Comparator

    • 1 Ejector

    • 1 Weighted Pressure Plate(Light)

  2. Separe o quinto andar do prédio construído na primeira aula em 2 salas​.

  3. Na primeira sala construa uma lógica que:

  • Quando 4 itens, ou mais, estiverem sobre a Weighted Pressure Plate, uma porta que leva a próxima sala deve abrir.

  • Com o Ejector jogue os itens em cima da ​Weighted Pressure Plate;

  • Para fazer os item saírem do Ejector você deve criar um contador de 0 até 4 e a cada volta, um item deve ser jogado sobre a Weighted Pressure Plate.

  • Esse contador será disparado por um botão.

Esse exercício é para os melhores padawans, confio em você!

Momento do Exercício