• Grey YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por ManáosTech. Feito no futuro para o seu presente.

Contatos

Telefones:

(92) 99103-8067

(92) 98121-0730

manaostech@gmail.com

Endereço

Rua Wilson de Castro - 36A

( Antiga Rua A )

Conjunto Eldorado

Estruturas Condicionais

Hoje introduziremos os conceitos de estruturas condicionais, também chamadas de testes. São muito úteis pois com elas é possível direcionar o curso de um programa, de maneira semelhando vamos fazer isso no Minecraft!.

Hoje estudaremos os operadores condicionais IF, IF...ELSE e SWITCH.

Parabéns, já fizemos mais da metade do caminho! Alguns nem chegaram até aqui. Continue em frente que sua recompensa será valiosa.

Próximo assunto: Estruturas de Repetição.

Se você analisou bem o SWITCH e o IF são bem parecidos, eles tomam decisões baseados em algo. Então qual a diferença entre eles?

O IF aceita os operadores relacionais para comparações.

Na "caixinha do switch" você não pode comparar por exemplo 5 > 8, isso por que o SWITCH compara o que está na caixinha com os CASE.

No que o IF e o SWITCH diferem?

IF

Em português "SE", faz exatamente o que o nome sugere, testa algo e SE for verdadeiro faz alguma coisa.

Lembra que a comparação retorna verdadeiro ou falso? Nesse caso retorna verdadeiro e o SE vê isso e faz alguma coisa como resposta.

Esse "alguma coisa" poderia ser abrir uma porta, acender uma lâmpada, ativar ou desativar algo, as possibilidades são infinitas.

Vamos ver na prática como SE funciona no Minecraft.

  1. Para resolver essa prática você só poderá usar:

    • Weighted Pressure Plate (Light)

    • Redstone

    • Redstone Repeater

  2. Separe o quarto andar do prédio construído na primeira aula em 3 salas​.

  3. Na primeira sala construa uma lógica com os materiais para abrir duas portas para a próxima sala SE algum peso estiver sobre a plataforma

Momento do Exercício

Momento do Exercício

Nesse exemplo, o retorno da comparação será falso, por isso o SENÃO (ELSE) entra em ação e faz aquilo que foi programado para fazer.

Isso é útil quando você não sabe o que vai testar e precisa ter uma solução para todas as possibilidades.

Confuso ainda? Vamos construir nossa dungeon  para esclarecer as dúvidas.

Em português "SE...SENÃO", essa estrutura trabalha com o resultado verdadeiro e o resultado falso, ao contrário do IF sozinho, que só faz algo se o resultado do teste for positivo.

IF...ELSE

  1. Para resolver essa prática você só poderá usar:

    • Weighted Pressure Plate (Light)

    • Redstone

    • Redstone Repeater

    • Redstone Torch

    • Bloco de Stone

  2. Na segunda sala construa uma lógica com os materiais para que SE algum peso estiver sobre a plataforma, uma porta abre, SENÃO outra porta deve abrir

  3. As duas portas devem levar a 3ª sala.

SWITCH...CASE

A tradução seria "interruptor", mas para facilitar o entendimento vamos chamá-lo de "ESCOLHA". Essa estrutura avalia algo e "toma decisões" a partir disto.

Cada umas das decisões é chamada de "CASE", ou "CASO".

Nesse exemplo, vamos imaginar que você coloque 3 na caixinha, somente aquilo que está em "CASO 3" vai acontecer, os outros serão ignorados.

Se você colocar 7 na caixinha, o "CASO NENHUM" vai ser executado, isso por que o que esta na caixinha não é nenhum dos casos acima.

 

Vamos usar o SWITCH no Minecraft e tirar qualquer dúvida que tenha restado.

  1. Para resolver essa prática você só poderá usar:

    • Baú (Chest)

    • Redstone

    • Redstone Repeater

    • Redstone Comparator

    • Redstone Lamp

    • Bloco de Stone

  2. Na terceira sala construa uma lógica que, para cada item no baú, uma lâmpada acenda, se o itens forem retirados as lâmpadas deverão ir se apagando. A "caixinha" do SWITCH é o baú e as lâmpadas serão os CASE.

Momento do Exercício