• Grey YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por ManáosTech. Feito no futuro para o seu presente.

Contatos

Telefones:

(92) 99103-8067

(92) 98121-0730

manaostech@gmail.com

Endereço

Rua Wilson de Castro - 36A

( Antiga Rua A )

Conjunto Eldorado

Operadores Relacionais I

Você vai usar muito os operadores relacionais, muito mesmo. Eles estão presentes em todas as linguagem de programação, se aprender uma vez vai usar em qualquer outra.

Dividimos essa aula em 2 partes para melhor entendimento, hoje veremos o funcionamento dos operadores relacionais MAIOR (>), MAIOR IGUAL (>=),
MENOR (<) E MENOR IGUAL (<=).

Nessa aula você aprendeu e usou os conhecimentos operadores relacionais parar criar puzzles no Minecraft, você pode criar estruturas mais elaboradas e refinadas e montar dungeons realmente complexas com isso.

Finalizamos o primeiro andar, semana que vem aprenderemos mais dois operadores relacionais para finalizar o assunto.

  1. Separe o primeiro andar do prédio construído na primeira aula em 4 salas​

  2. Na primeira sala crie um comparador que funcione da mesma forma que o MAIOR (>), a saída do redstone comparator deverá levar a porta da próxima sala.

  3. Na segunda sala crie um comparador que funcione da mesma forma que o MAIOR IGUAL (>=), a saída do redstone comparator deverá levar a porta da próxima sala. 

  4. Na terceira sala crie um comparador que funcione da mesma forma que o MENOR (<), a saída do redstone comparator deverá levar a porta da próxima sala. 

  5. Na última sala crie um comparador que funcione da mesma forma que o MENOR IGUAL (<=), a saída do redstone comparator deverá levar a porta do próximo andar.  

  6. Para resolver essa prática você só poderá usar:

    • Alavanca​

    • Redstone Comparator

    • Redstone

    • Blocos de stone

Momento do Exercício

Maior (>)

Compara se aquilo que está na esquerda do símbolo é maior do que aquilo que está a direita e retorna verdadeiro se sim ou falso se não.

Observe que mesmo com números iguais, a saída (retorno) é falso.

Maior Igual (>=)

Se quisermos que o retorno seja verdadeiro para números iguais também basta adicionarmos o símbolo que igualdade logo após o maior(>).

Da mesma forma que o anterior o Maior Igual compara se aquilo que está na esquerda do símbolo é maior ou igual do que aquilo que está a direita e retorna verdadeiro se sim ou falso se não.

Menor (<)

Funciona de forma contrária ao MAIOR, o MENOR compara se aquilo que está na esquerda do símbolo é menor do que aquilo que está a direita e retorna verdadeiro se sim ou falso se não.

Da mesma forma que o MAIOR, o MENOR retorna falso mesmo que os números sejam iguais.

Menor Igual (<=)

Com este comparador retornamos verdadeiro  se o número da esquerda for menor ou até mesmo igual ao da direita, se o número da esquerda for maior, retorna falso.