• Grey YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por ManáosTech. Feito no futuro para o seu presente.

Contatos

Telefones:

(92) 99103-8067

(92) 98121-0730

manaostech@gmail.com

Endereço

Rua Wilson de Castro - 36A

( Antiga Rua A )

Conjunto Eldorado

Tabelas Verdades

As tabelas verdades são a muito importantes para a eletrônica, programação, robótica e afins. São elas que nos permitem comparar dois elementos e ter uma resposta.

Existem várias tabelas verdades, mas hoje vamos focar em apenas 3, que em nossa visão são as mais utilizadas, AND, OR e NOT.

Tabela AND

Em português tabela "E", é a tabela mais comum de encontrarmos

Seu funcionamento é simples.

Pense da seguinte forma: o 1 nas entradas seria o mesmo que uma alavanca acionada no Minecraft e o 1 na saída seria o mesmo que uma porta aberta.

 

Analise a tabela e verá que, apenas quando temos as duas alavancas acionadas é que a porta estará aberta, em outras palavras, apenas quando possuirmos 1 em ambas as entradas que nossa saída será 1 e em nenhum outro caso.

Fácil! Não é mesmo?

Nessa aula você aprendeu e empregou seus conhecimentos sobre tabelas verdade em Minecraft, talvez você até mesmo já tenha usado essas estruturas criadas hoje sem nem mesmo perceber.

Começamos a preencher nossa morada do conhecimento, semana que vem aprenderemos operadores relacionais.

  1. Separe o térreo do prédio construído na aula anterior em 3 salas​

  2. Na primeira sala crie um sistemas no qual:

    • Se a alavanca nº1 for puxada: nada acontece​

    • Se a alavanca nº2 for puxada: nada acontece​

    • Se nenhuma alavanca for puxada: nada acontece

    • Se as duas alavancas forem puxadas: a porta abre

  3. Para resolver essa prática você só poderá usar:

    • Alavanca​

    • Redstone Torch

    • Redstone

    • Blocos de stone

Momento do Exercício

Momento do Exercício

Seu funcionamento é diferente do da tabela anterior.

Sua saída vai ser 1 (ou, a porta abrirá) quando qualquer uma das entradas for 1 (quando qualquer uma das alavancas for acionada)

Observe que, se tivermos 1 nas duas entradas a saída também será 1.

Em português tabela "OR", é a segunda tabela mais comum de utilizarmos.

Tabela OR

  1. Na segunda sala do térreo crie um sistemas no qual:

    • Se a alavanca nº1 for puxada: a porta abre

    • Se a alavanca nº2 for puxada: a porta abre

    • Se nenhuma alavanca for puxada: nada acontece

    • Se as duas alavancas forem puxadas: a porta abre

  2. Para resolver essa prática você só poderá usar:

    • Alavanca​

    • Redstone Torch

    • Redstone

    • Blocos de stone

Momento do Exercício

Seu funcionamento também é o mais fácil.

A saída é apenas a entrada ao contrário.

Em português tabela "NÃO", também conhecida como "inversora", é a tabela mais fácil de todas.

Tabela NOT

  1. Na terceira sala, do térreo, crie um sistemas no qual:

    • Se a alavanca for puxada: a porta fecha​

    • Se a alavanca não for puxada: a porta abre​

  2. Para resolver essa prática você só poderá usar:

    • Alavanca​

    • Redstone Torch

    • Redstone

    • Blocos de stone